segunda-feira, 30 de julho de 2018

Santa Ceia - I Coríntios 11:23 . . .

Ontem Deus nos proporcionou um maravilhoso avivamento renovando nossa fé e nos animando em caminhar pelos caminhos da verdade em Jesus Cristo, Ele nos visitando tremendamente. Temos poucos membros, mas a revelação da graça de Deus tem sido fiel para conosco, uma comunhão abençoada pois o principal é que Jesus estava presente e nos alegrou muito. Bendito seja o nome do Senhor.

O Apóstolo Paulo traz um ensino especial para quem quer viver um aliança fiel com Deus, ensinado que Jesus na noite em que foi traído, tomou o pão;  "E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim." vv24. e no versículo 25-Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.

À memória de Jesus é forte pois seu sacrifício além de não ter sido em vão, então há uma necessidade de entendermos que precisamos ao menos imaginar a dor de seu sacrifício por nós, interessante que muitos até participam da "Santa Ceia" de qualquer maneira, por isso o ensino vem a seguir de que forma precisamos estar neste banquete, nos versículos 27 e 28 - nos diz sobre participar indignamente, então o que é ser indigno?

Estar indigno e ter restrições para sentar-se na mesa para uma refeição sendo aqui espiritual, numa família geralmente há alguns hábitos para que todos possam sentar-se à mesa para uma ou outra refeição, esses hábitos são requisitos que rege em cada família e se alguém não segue essa disciplina pode ocorrer uma chamada de quem está no comando da família, algumas são 'já lavou as mãos' , sente-se corretamente', 'não fale com a boca cheia', e outros mais pontos que cada casa tem para que a refeição não seja um lugar de guerra e sim um lugar de comunhão e alegria pois todos estão saciando a fome, participando de tudo o que se foi posto à mesa.

Paulo mostra que temos que sempre fazer uma análise e ver como nós sentamos à mesa para participar da "Santa Ceia", pois pode haver em vez de uma plena comunhão e alegria uma guerra confrontando o que Deus não aceita pela forma de sentarmos na mesa do Senhor, já ouvi alguns dizer que no culto de "Santa Ceia" se não estiver bem nem vou ao culto, quer dizer nem apareço para me assentar na "mesa com o Senhor". 

A comunhão é algo muito especial, mas muitos preferem fugir de uma situação cortando caminhos até acreditando que Deus não os vê, geralmente nos cultos de "Santa Ceia" as mensagens são fortes e bons ensinos para uma aplicação melhor aos mandamentos que o Senhor tem para todos nós, e isso sempre traz um despertamento aos que em comunhão com Cristo.

Não deixe de participar da "Santa Ceia do Senhor" pois a carne e o sangue de Jesus somente confirma que somos como igreja noiva do cordeiro de Deus sendo uma só carne e um só sangue que confirmado será essa  união gloriosa no arrebatamento participando das "Bodas do Cordeiro"

E disse-me: Escreve: Bem aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus. Ap.19:9

Faça parte de uma igreja, mas não somente isso faça parte dos que se assentam para se alimentar na mesa do cordeiro.

Deus abençoe a todos
Fique na paz de Jesus Cristo


“À prova de fogo” ainda salva casamentos, afirma Kirk Cameron

À prova de fogo
Cena do filme À prova de fogo. (Foto: Divulgação)
Uma década depois de “À Prova de Fogo” se tornar um sucesso de púbico, ele continua a impactar vidas. O ator Kirk Cameron, que estrelou o papel principal, diz saber o porquê. O longa deu origem a dois livros e um curso para casais com o mesmo nome.
“Ninguém quer falhar quando se trata de casamento e família … se as coisas estão correndo bem em sua casa, estão bem na sua vida como um todo”, afirmou o ator que hoje em dia tem seu próprio ministério. “Eu acho que ‘À Prova de Fogo’ fala sobre os valores centrais que Deus colocou em nós”.
Cameron revela que um desconhecido o procurou recentemente após um culto em sua igreja e explicou o impacto que o longa havia causado nele. “Eu estou no olho do furacão agora com minha esposa … Eu não sei o que fazer, mas eu sei que Deus está tentando chamar minha atenção”, disse o homem.
Casado há 27 anos e com seis filhos, Cameron fala frequentemente sobre casamento em seminários. Nascido em uma família evangélica, ele se desviou na adolescência e teve uma carreira de relativo sucesso em Hollywood. Quando voltou para Jesus, anos mais tarde, optou por dedicar-se somente a produções com mensagem evangélicas.
“A oportunidade de falar a partir da minha própria experiência é muito bom… Sou agradecido pelos pais que tive, pelas pessoas que me apoiaram mesmo quando me desviei – e por um Deus que me amou o suficiente para me trazer de volta para o seu caminho”.
Segundo Cameron, os princípios defendidos no filme permanecem sempre atuais pois são bíblicos: “Você é chamado para ser Cristo para [sua esposa], dar sua vida por ela, amá-la e levar seus filhos a progredirem no Reino. É disso que ‘À Prova de Fogo’ trata”.
O filme tinha Kirk Cameron e Erin Bethea nos papeis principais. Foi o terceiro filme de Alex e Stephen Kendrick, responsáveis por outras produções de sucesso como “Desafiando Gigantes” e “Quarto de Guerra”. Com informações Christian Headlines

domingo, 29 de julho de 2018

Cristã norte-coreana foi forçada a crer que Kim II Sung era deus

Ji Hyeonaa
Ji Hyeona testemunhado durante evento. (Foto: Reprodução / Youtube)
Na Coreia do Norte não existe liberdade de religião, de expressão ou de pensamento. Para ser cristão por lá é necessário viver em silêncio para sobreviver ou então ter a ousadia para morrer pelo nome de Cristo. A desertora norte-coreana Ji Hyeona é um exemplo disso.
Em lágrimas ela contou sua história durante a primeira reunião ministerial do departamento de Estado para o avanço da liberdade religiosa, em Washington, nos Estados Unidos. Atualmente, ela vive na Coreia do Sul, depois de sua fuga da Coreia do Norte, em 2007, e desde então tem testemunhado sobre os abusos cometidos dentro do regime ditador de Kim Jong-un.
Hyeona conseguiu escapar da Coreia do Norte por quatro vezes, três delas sendo deportada. Numa dessas deportações, ela estava grávida de três meses e foi submetida a um aborto forçado. Além disso, foi vítima de tráfico humano e obrigada a negar sua fé em Cristo. Ela conta que durante os interrogatórios era questionada sobre sua participação em alguma igreja, se conhecia Jesus e se acreditava em Deus.
Dentro do regime norte-coreano aqueles que se declaram cristãos são enviados para um campo de trabalhos forçados, onde muitos não sobrevivem. “Assim como Pedro eu neguei a Jesus nas três vezes em que fui deportada”, ela desabafa. Em sua infância, Hyeona lembra de ter sofrido lavagem cerebral para acreditar que as três gerações da ditadura Kim deveriam ser adoradas como divinas.
“Fui forçada a crer que Kim II Sung era o deus da Coreia do Norte e cresci vendo propagandas na TV descrevendo os missionários (cristãos) como pessoas más”, relembra. Ela também citou sobre um filme onde um missionário americano jogou ácido clorídrico no rosto de uma menina norte-coreana só porque ela roubou uma maçã num contexto de guerra.
Hoje em dia, porém, Hyeona declara que tem a missão de defender os cristãos norte-coreanos em todo o mundo. “Depois de perguntar a Deus por que o povo da Coreia do Norte não tem o direito de adorá-lo livremente, ele me deu essa missão”, conta ela. E finalizou seu discurso dizendo que as três gerações da ditadura Kim se intitulam como deuses, se opondo ao verdadeiro Deus. “Eles são líderes de uma falsa religião”, conclui a cristã.

Como um Anjo (pastor) se torna um diabo? - Josué Brandão


sábado, 28 de julho de 2018

Verdades

"Ouve, Senhor, a minha oração, escuta-me quando grito por socorro; não te emudeças à vista de minhas lágrimas." Salmo 39.12
O silêncio de Deus em nossa vida pode ter vários motivos. Por exemplo, se apesar da nossa oração não queremos admitir toda a verdade: "Jesus, porém, guardou silêncio." O sumo sacerdote, que interrogou a Jesus, queria admitir a mentira, e não reconhecer a Jesus mesmo como "a verdade". Preferiram procurar falso testemunho contra Ele. O problema de muitos crentes é que, na verdade, eles oram invocando a Deus para pedir-Lhe ajuda, dizendo como gostariam de ser santificados, mas mesmo assim ainda não estão dispostos a obedecer àquilo que o Senhor lhes mostra acerca de suas vidas interiores. É nesse ponto que o Senhor silencia, e Seu silêncio é a mais profunda resposta.
Um outro motivo é quando Ele não tem mais muito a nos dizer: "E de muitos modos o interrogava; Jesus, porém, nada lhe respondia." O rei Herodes pensava que como rei poderia começar uma interessante discussão com o Rei dos reis. Mas Jesus não lhe respondeu nada. Por que não? Porque Herodes não se preocupou com um encontro de coração com Jesus. Este é o motivo por que você também não recebe resposta. Você procura os milagres do Senhor ou a pessoa do Senhor? Quer a ajuda ou o Ajudador?

Comerciante cristão perde emprego por pregar o evangelho

Steve Loha
Steve Loha. (Foto: Reprodução / Youtube)
Um comerciante cristão foi proibido de participar de um mercado de rua em Chichester, sul da Inglaterra. Steve Loha tinha uma banca no local há 15 anos. Além de vender relógios e capas de celulares, recentemente começou a dar folhetos evangelísticos para os clientes.
Ex-presidiário, ele se converteu enquanto estava na prisão. Para ele, os folhetos eram uma forma de compartilhar sua fé em Cristo. Porém, um dos seus clientes reclamou à direção do mercado que o conteúdo era “homofóbico”.
“Muitas pessoas estavam pegando a literatura. Eles estavam ouvindo as boas novas”, explicou em um vídeo gravado pela ONG Christian Concern. “Algumas pessoas liam e depois vinham conversar, pediam orações, era como um ministério”, ressalta Loha.
Ele acredita que seu evangelismo incomodava alguns dos comerciantes. Em maio de 2017, um homem abriu uma queixa formal porque um dos folhetos dados por Loha tratava a homossexualidade como pecado.
O gerente do Mercado Aberto de Chichester, Brian Nunan, foi comunicado do material ‘ofensivo’ e decidiu rescindir a licença de Loha. Mesmo se oferecendo para pedir desculpas por qualquer ofensa, o vendedor cristão ouviu que “o material era extremamente homofóbico e inaceitável” e que “o fanatismo religioso deveria ser erradicado”.
Impedido de trabalhar, Loha entrou com um processo no Tribunal do Condado de Chichester. Após mais de um ano de espera, na última sexta-feira (19), finalmente o juiz distrital Mark Harvey deu ganho de causa a ele.
Ele recebeu apoio do Centro Legal Cristão, o qual alegou ao tribunal que, no Reino Unido, “hostilidade por causa de orientação sexual não é um delito em si”. Em outras palavras, a chamada “homofobia” não é um crime pois não há violência.
Para Loha, tudo que ocorreu foi muito constrangedor. “Tudo na minha vida é conduzido por Jesus. Deixei minha vida de crime e recomecei como um pequeno empreendedor honesto, acabei sendo tratado como um criminoso novamente. Isso ocorreu simplesmente por eu querer testemunhar a minha fé”, lamentou.
Com a decisão do juiz, ele poderá voltar a trabalhar no Mercado Aberto de Chichester, mas a luta não acabou, pois, o gerente irá apelar.
O Centro Legal Cristão continuará acompanhando o caso. Em nota, afirmou que “Steve Loha representa algumas das coisas mais preciosas da humanidade, um homem honesto e trabalhador, um evangelista corajoso que chama outros para um genuinamente arrependimento dos seus pecados. Ele mereceu justiça, e nós somos iremos continuar lutando por ele”. Com informações Christian News

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Conselheiro de Trump, pastor defende que Brasil mude embaixada para Jerusalém

Mario Bramnick
Mario Bramnick em Israel. (Foto: Divulgação)
A família do pastor Mario Bramnick imigrou de Cuba para os EUA quando ele era criança. Com ascendência judaica, o jovem se tornou pastor e, anos mais tarde, fundou a Coalizão Latina para Israel (LCI),ministério que promove a união de forças de cristãos e judeus.
Desde a campanha eleitoral de 2016 ele faz parte de um grupo de pastores que ora regularmente com o presidente Donald Trump. Recentemente, esteve em Israel trabalhando pela mudança da embaixada de países latinos, como Guatemala e Honduras, para Jerusalém.
Dias 8 e 9 de agosto, o pastor estará no Brasil, como preletor da “Celebração pelos 70 anos de Israel”, promovido pela Comunidade Internacional Brasil & Israel e sediado na Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas em https://www.eventim.com.br/Israel70anos
Em entrevista ao Gospel Prime, Bramnick disse acreditar que a igreja precisa estar mais atenta aos “sinais dos tempos”. “Sentimos que Deus está se movendo de maneira muito especifica no ano em que Israel completa seus 70 anos. O Senhor me deu uma palavra profética sobre isso, que irei compartilhar com os brasileiros durante o evento”, avisa.

Israel é a chave

Tendo participado de parte do movimento que resultou na transferência da embaixada dos Estados Unidos para Jerusalém, Bramnick acredita que “Deus abriu uma ‘janela’ para que as nações do mundo tomem uma decisão semelhante e se reaproximem de Israel”. Diz ainda que “Israel é a chave para o mover de Deus nos últimos dias e isso está chegando até a América Latina”.
Segundo ele, “todos os conflitos com Gaza e os recentes ataques que vieram contra o norte de Israel, resultado da infiltração iraniana na Síria, chamam atenção para ataques militares que podem recair sobre Israel muito em breve”.
Ao mesmo tempo, ressalta, “o modo de agir da Autoridade Palestina está recebendo forte oposição do Presidente Trump. Os EUA fortaleceram sua aliança com Arábia Saudita, Jordânia e Egito. Tudo isso poderá se refletir no fortalecimento político de Israel”.

Bênção de Abraão

Falando sobre os motivos pelos quais um cristão deveria se importar com Israel, o pastor cubano ressalta que “a benção de Abraão (Gênesis 12:1-3), além de outras escrituras mostram a importância de apoiarmos Israel para sermos abençoados”.
“Há muitas porções bíblicas que ensinam a necessidade de nos alinharmos com Israel, pois Deus não conclui seu plano para aquela nação. Deus não substituiu Israel pela Igreja. Existem textos bíblicos claros sobre o Messias Jesus voltar sobre o Monte das Oliveiras, que fica em Jerusalém”, assevera.
Estudioso das profecias, Bramnick não tem dúvidas que “Deus está se movendo profeticamente na restauração da nação e para levar de volta para lá todos os judeus, espalhados pelos quatro cantos da terra”. Em sua opinião, tudo está se cumprindo e é “muito importante o fortalecimento das alianças das nações amigas com Israel, que já tem tantos inimigos”.

Brasil deveria se posicionar

Ao olhar para a situação do Brasil, o pastor diz que o país deveria seguir o exemplo de outras nações da América Latina e mudar sua embaixada para Jerusalém.
“Vemos o presidente Morales (Guatemala) tomar a decisão de mudar a embaixada, o presidente Hernandez (Honduras) com quem nos reunimos também fará a mudança. O Paraguai também já fez o anúncio e acredito que Deus está levando líderes a isso. Acredito que o Brasil não deveria ficar de fora”, destaca, lembrando que “a mão de Deus está sobre aqueles que estão dispostos a fazer a Sua vontade”.
Bramnick lembra que “o nosso Deus é o Deus das nações. Nosso papel como cristãos não é apenas olharmos para dentro da igreja. Os crentes dos EUA intercederam fervorosamente a Deus antes das eleições, pedindo que tivéssemos um presidente que defendesse os valores judaico-cristãos e os brasileiros devem fazer o mesmo”.
“Existe um mover no reino espiritual”, assevera, “e muito em breve um avivamento mundial virá sobre aqueles que estão reclamando sua nação para Deus”.

Transformação do Brasil

Como alguém que já viajou por muitos países do mundo e esteve em março no Brasil, Mario Bramnick acredita que “o evento em Belo Horizonte é muito importante”. Ele sabe que o governo brasileiro vem votando contra o Estado judeu nas Nações Unidas, mas defende que será uma oportunidade para “declarar, em nome da nação, que o Brasil está com a nação de Israel”.
“Isso pode marcar o início de um movimento de transformação do Brasil. É muito importante unirmos forças, e vermos aí o mesmo que está ocorrendo nos Estados Unidos: a união da Igreja e sua mobilização, proclamando a autoridade que possui. Nós somos o sal, somos a luz, tudo que for ligarmos na terra, será ligado no céu. Sei que os brasileiros estão começando esse processo no mundo espiritual que se refletirá no mundo natural”, encerra.

quinta-feira, 26 de julho de 2018

Verdades

"Então Jesus, erguendo os olhos e vendo que grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pães para lhes dar de comer?" João 6.5
Podemos tomar a alimentação dos cinco mil como uma representação da tarefa dos filhos de Deus em todo o mundo. É como que se o Senhor quisesse manifestar Sua santa vontade por meio desse maravilhoso procedimento: "...dai-lhes vós mesmos de comer." Há três elementos na alimentação dos cinco mil.
Primeiro, o pão. Por meio da maravilhosa multiplicação dos pães, vemos que Jesus, como Pão da vida, é suficiente para milhares, milhões, para um incontável número de pessoas. Ele mesmo o diz: "...eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância."
Em segundo lugar, os famintos, os cinco mil. Com esses relacionamos os cinco continentes. O mundo tem fome da verdadeira mensagem do Evangelho.
O terceiro elemento são os instrumentos, os discípulos que tomaram o pão das mãos de Jesus e o deram aos famintos. Só aquilo que recebemos das mãos de Jesus e repartimos é que satisfaz a fome das pessoas famintas. Somente aquilo que Jesus tem e o que Ele é pode satisfazer a mais profunda fome da alma de uma pessoa.

Malafaia alerta sobre “evento de família” promovido por seita



Silas Malafaia
Silas Malafaia. (Foto: Reprodução / Youtube)

O “Festival Família 2018”, que ocorrerá no Allianz Parque (SP) dia 4 de agosto, parecia ser apenas mais um evento de música gospel, tão comum no Brasil.
Entre os nomes confirmados estão Priscilla Alcantara, Aline Barros, Thalles Roberto e André Valadão. Contudo, nos últimos dias vem sendo divulgado que a responsável é a coreana Hak Ja Han Moon, viúva do reverendo Sun Myung Moon, líder da seita Igreja da Unificação.
Moon dizia ser uma reencarnação de Jesus e que estaria na terra para “terminar a sua obra”. No passado, a Igreja da Unificação já procurou aproximação com segmentos evangélicos. Em 2011, realizou um evento no Brasil e se aproximou de lideranças da Assembleia de Deus Ministério Madureira.
Essa nova investida, com a contratação de nomes conhecidos do meio gospel, fez soar o alarme entre vários pastores. Contudo, o pastor Silas Malafaia foi contundente no vídeo que divulgou nesta terça (24).
Conforme alerta Malafaia, a seita está tentando novamente enganar os evangélicos. “É uma heresia e um falso Cristo”, destacou, acrescentando: “Eles vêm com um evento de família”.
Citando 2 Coríntios 6:14, disse que não poderia haver “comunhão da luz com as trevas”. Pedindo que as pessoas não participassem, disparou: “O diabo sabe usar as suas estratégias. Não caiam nesse engodo, não entrem nisso”.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
NOTA: 25/07/2018

Após denúncias, cantores gospel cancelam participação em evento de seita

Aline Barros, André Valadão e Priscilla Alcântara emitiram notas oficiais

quarta-feira, 25 de julho de 2018

Verdades

"...Para que concordemente e a uma voz glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo." Romanos 15.6
Este é o segredo da oração vitoriosa. Louvor e ação de graças é a expressão máxima da fé. Por que você não pode louvar e dar graças vitoriosamente? Porque não crê. Mas por que você não pode crer? Jesus dá a resposta: "Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros?" Atente para a palavrinha "concordemente", pois o louvor e as ações de graças resultaram em um grande avivamento. Mas como surge essa união? Tomamos em consideração a séria exortação: "Portanto acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus." Aqui está a conclusão, bem na nossa frente. Você não tem nada de que se orgulhar, porque sua fé poderosa e suas abençoadas experiências são apenas graça de Deus. Segundo a carne, você é corrupto por natureza, mas justamente por Jesus ter aceito você nesse estado corrupto e perdido é que você deve aceitar o próximo! Mas não o faça apenas por cortesia ou delicadeza exterior, e, sim, com verdadeira sinceridade de coração, com o mesmo carinho com que Jesus veio e vem ao seu encontro. Esse critério inclui pura e simplesmente tudo o que Deus pede de nós: aceitar o outro assim como Cristo nos aceitou por meio da entrega da Sua própria vida por nós.

Sobre Falsos Cristos e Discernimento


Daniel Lima
Nos últimos dias o mundo evangélico tem sido surpreendido com a notícia de que alguns conhecidos artistas do ramo gospel não só vão participar, mas estão permitindo que suas imagens sejam usadas para promover uma reunião organizada pela viúva do reverendo Moon, a dra. Hak Ja Han Moon (no momento da escrita deste artigo, as fotos e os nomes dos cantores no site onde o show era promovido foram retirados). De modo geral, seria desnecessário alertar qualquer cristão maduro sobre o falso mestre reverendo Moon, já falecido; no entanto, mesmo para quem não o conhece, basta alguns minutos na internet para entender o que este grupo ensina. A dra. Hak Ja Han Moon é a continuadora da obra de seu marido. Este pregava que: (1) ele próprio era o segundo Messias, pois Cristo não cumpriu sua tarefa; (2) Jesus, apesar de perfeito, não era Deus; (3) ele havia recebido revelações de Cristo, Abraão, Moisés, Maomé e Buda; e (4) Jesus não ressuscitou em corpo. Dentro de suas pregações, ela e o marido afirmavam que eles eram os Pais Verdadeiros que iriam implementar o reino de Deus na terra.
Isso tudo foi levantado em uma pesquisa rápida na internet, verificando as fontes para evitar notícias falsas. O que então levou os artistas evangélicos Priscilla Alcantara, Aline Barros, Thalles Roberto e André Valadão a se comprometer e promover este evento? Será que eles não checaram nada? Será que seus líderes espirituais não os alertaram? Será que o turbilhão de atividades e de agendas os levou a serem descuidados? Será que não se preocupam com seus seguidores, que serão expostos à uma pregação tão destrutiva? Infelizmente, esse não é um caso isolado; outros líderes evangélicos já participaram de eventos promovidos por esta seita, talvez levados pelas belas palavras e pelo engano que ela promove. Afinal, qual cristão não quer promover a paz e a família (propósitos declarados do evento)? Então, será que, sendo os propósitos válidos, é legítimo participar? O próprio apóstolo Paulo, combatendo os falsos mestres de sua época, nos deixa um alerta, muitas vezes ignorado...
Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo. Isso não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz. Portanto, não é surpresa que os seus servos finjam que são servos da justiça. O fim deles será o que as suas ações merecem. (2Coríntios 11.13-15)
Não posso crer que todos sabiam disso e ainda assim foram adiante. Prefiro pensar que faltou a eles (como a tantos de nós) discernimento na hora de uma escolha. E isso deve ficar como um alerta, pois encaramos escolhas o tempo todo. Desde qual roupa colocar pela manhã, passando pelo que comer, até qual caminho tomar para o trabalho ou estudo. E estas são as escolhas fáceis e de praticamente nenhum impacto espiritual! As que realmente nos desafiam são mais na linha do “onde devo investir meu tempo?” ou ainda “gostaria de me dedicar mais a Deus, mas para isso teria de abrir mão de coisas das quais eu gosto”. Em resumo, nossa vida é o resultado da somatória de escolhas que fazemos.
Mas, como escolher? Especialmente, como escolher entre duas opções que são aparentemente boas? Nenhum cristão sério teria dificuldade em escolher entre aceitar um trabalho difícil ou traficar drogas. O que torna nossas escolhas difíceis são (1) lidar com nossos próprios anseios e (2) nossa percepção da realidade. O primeiro fator (anseios) vamos tratar em outro artigo, mas a questão de como percebemos a realidade é fundamental para qualquer ser humano e particularmente para o cristão. Esta capacidade está intimamente relacionada ao conceito de discernimento.
Por que é importante desenvolver discernimento? No caso de artistas e líderes gospel, para não cair no constrangimento de se ver promovendo (conscientemente ou não) uma seita que nega a divindade de Cristo. Para todos os cristãos, no entanto, este alerta serve para que permaneçamos firmes no evangelho que nos foi passado. Paulo já alertava a Timóteo:
O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. (1Timóteo 4.1)
Discernimento é definido como a “capacidade de compreender situações, de separar o certo do errado”. Esta definição se aproxima muito daquilo que o autor de Hebreus descreve:
Quem se alimenta de leite ainda é criança e não tem experiência no ensino da justiça. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal. (Hebreus 5.13-14)
Primeiramente o autor de Hebreus define quem precisa de leite: aquele que é inexperiente na palavra da justiça. Infelizmente, esta descrição incluiria muitos dos cristãos evangélicos. Os quais, embora já tenham tempo de caminhada com Cristo, preferiram ficar no leite e não progredir para algo mais sólido. Alimento sólido dá mais trabalho para consumir; o leite é mais fácil, não exige esforço. Contudo, todo o nosso corpo foi criado para alimentos sólidos e não para permanecer no leite. Alguns cristãos, no entanto, preferem o leite de momentos de emoção com experiências sensoriais intensas e de curta duração em detrimento de estudar a Palavra, entender suas implicações, examinar suas próprias vidas e buscar o Senhor de modo consistente.
O autor continua definindo quem é o adulto cristão. A primeira expressão que usa é a prática (hexis). Esta palavra poderia ser traduzida por “hábito” ou “uso prolongado”. Ou seja, uma pessoa não se torna adulta na fé sem algumas práticas consistentemente aplicadas ao longo do tempo. A segunda expressão é “faculdades” (asthetherion), que pode ser traduzido por “órgão de percepção”. O autor destaca que aquilo que precisa ser usado ao longo do tempo não é intuição, tão preciosa para muitos de nós, mas sim a percepção. Intuição é a “faculdade ou ato de perceber, discernir ou pressentir coisas, independentemente de raciocínio ou de análise”. Já a percepção é a “faculdade de apreender por meio dos sentidos ou da mente”. Precisamos manter os olhos abertos, precisamos examinar o que se apresenta a nós. Esta faculdade ou percepção precisa ser exercitada (gumnazo). A expressão exercitada referia-se ao exercício físico praticado por atletas gregos. Sendo casado com uma atleta, sou testemunha do tempo investido em exercícios, mesmo quando o tempo não está agradável e o corpo preferiria descansar. A diferença entre um atleta e um sedentário não começa em seu corpo, mas sim no tempo investido em exercícios. Nossa percepção não será exercitada descansando ou ouvindo uma pregação por semana sem examinar pessoal e atentamente a Escritura. Talvez por isso não percebemos o que o inimigo nos oferece e acabamos aceitando seus convites enganosos. É por meio deste exercício constante que nos tornamos aptos para discernir o bem e o mal. Aquele que desenvolveu seu discernimento não será facilmente enganado.
Não sei o que vai acontecer com este show em São Paulo. Minha sincera oração é que os artistas mencionados caiam em si e abandonem sua associação com esta seita diabólica! Minha oração é que seus fãs percebam o engano que há por trás deste evento e não se deixem seduzir por seus artistas favoritos e pelo engano do Diabo. Minha oração é que líderes evangélicos se posicionem cuidando de seus liderados e alertando para enganos como este, especialmente quando seus liderados tem o potencial de impactar muitas vidas. Por fim, minha oração é que você comece, ou continue, na prática de examinar suas opções, continue a buscar o Senhor e a estudar sua Palavra. Assim, muitos homens e mulheres de discernimento se levantarão em nosso país para proclamar o verdadeiro evangelho.

Daniel Lima foi pastor de igreja local por mais de 25 anos. Formado em psicologia, mestre em educação cristã e doutorando em formação de líderes no Fuller Theological Seminary, EUA. Daniel foi diretor acadêmico do Seminário Bíblico Palavra da Vida por 5 anos, é autor, preletor e tem exercido um ministério na formação e mentoreamento de pastores. Casado com Ana Paula há mais de 30 anos, tem 4 filhos e vive no Rio Grande do Sul desde 1995

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
NOTA: 25/07/2018 - 17:00

Após denúncias, cantores gospel cancelam participação em evento de seita

Aline Barros, André Valadão e Priscilla Alcântara emitiram notas oficiais

terça-feira, 24 de julho de 2018

Embaixadora dos EUA na ONU diz que sua fé em Jesus a faz defender Israel

Nikki Haley e Donald Trump
Nikki Haley e Donald Trump
A embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Nikki Haley, fez o discurso principal durante a Cúpula dos Cristãos Unidos por Israel, em Washington, na noite de segunda-feira (23). Criada pelo pastor John Hagee, o evento anual este ano concedeu a ela o prêmio “Defensor de Israel”.
As milhares de pessoas presentes no evento aplaudiram Haley de pé quando seu nome foi anunciado. A embaixadora é conhecida como uma grande apoiadora de Israel na ONU, local que ela chamou de “o epicentro global do antissemitismo”.
Embora diga que, “há momentos em que pode ser uma força do bem”, considera que a ONU “também pode ser um lugar extremamente frustrante e bizarro”. Uma das maneiras mais visíveis disso, destaca Haley, “é o modo terrível como vem tratando Israel por décadas”.
Mas isso começou a mudar quando Donald Trump assumiu o poder. “A mudança vem pela liderança dos Estados Unidos. Isso ficou muito claro quando o presidente tomou a decisão corajosa e correta de transferir a embaixada dos Estados Unidos para Jerusalém”, disse ela. “Historicamente, Jerusalém tem sido a capital de Israel e sempre será.”
Filha de imigrantes indianos, Haley foi governadora da Carolina do Sul e nomeada em 2016 pela revista Time como uma das “100 Pessoas Mais Influentes do mundo”. Evangélica, desde que se tornou embaixadora ela promoveu mudanças drásticas na política externa do país, que sucumbiu durante o governo Obama à política globalista.
Além de conseguir barrar algumas resoluções que condenavam Israel e ignoravam as ações do Hamas, ela diz que há uma chance real de a ONU finalmente reconhecê-lo como um grupo terrorista.
Também retirou os Estados Unidos do Conselho de Direitos Humanos da ONU.
“O Conselho de Direitos Humanos é uma farsa”, acusou. “Nós dissemos que há sérias violações aos direitos humanos na Venezuela, no Irã – onde estão protestando contra o seu regime – na Nicarágua, e não se faz nada a respeito.”
Declarou ainda durante o discurso: “É muito importante apresentar a verdade e a realidade na ONU, mesmo que isso incomode outros países”.
A Cúpula atraiu muitos judeus e Haley disse que a luta contra o antissemitismo dever ser algo que preocupe os cristãos também. “Eu não sou judia nem venho de uma família cristã. Vinte anos atrás, minha jornada de fé me trouxe ao cristianismo”, explicou, acrescentando que é sua crença em Jesus que a faz defender Israel.

Verdades

"Pelo contrário, Deus escolheu as cousas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as cousas fracas do mundo para envergonhar as fortes." 1 Coríntios 1.27
Você é culto? Estudou muito? Seus filhos freqüentaram escolas superiores? Mas por que será que você é presunçoso por causa disso? Por que sua instrução leva você a um orgulho próprio tão repugnante? Por que seus filhos, pelos quais gastou muito dinheiro para que estudassem, não querem saber mais nada do Evangelho? Será que não foi porque você procurou o sucesso e não a bênção, preferindo a honra dos homens em vez da que vem do Senhor? Você está abarrotado de sabedoria humana, mas não tem a sabedoria divina que transforma corações humanos. Onde você pode conseguir essa sabedoria? A Palavra de Deus lhe dá a resposta: "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência." Você não encontra essa sabedoria em livros, você não pode estudar esse "conhecer e temer o Santo de Deus". Não, essa bênção divina, ao invés do sucesso humano, você encontra na renúncia da sua velha natureza, junto do crucificado no Calvário. Somente ali você encontra a eterna sabedoria de Deus em Jesus Cristo, nosso Senhor.

“Gênio” de 11 anos se forma e declara: “vou provar pela ciência que Deus existe”

William Maillis
William Maillis em sua formatura. (Foto: CNN)
Um menino de 11 anos, que se formou na faculdade no sábado (21), revelou que irá se tornar um astrofísico para provar a existência de Deus.
William Maillis é o aluno mais jovem a se formar no St. Petersburg College, na Flórida. Ele já tem garantido uma vaga na Universidade de South Florida para aprofundar seus estudos.
Maillis começou a faculdade em 2016, depois de se formar no ensino médio com apenas nove anos de idade. Seu pai – que é um padre ortodoxo, revelou que seu filho mostrava habilidades incomuns para a matemática desde os dois anos de idade.
“Todo mundo recebe dons de Deus. Eu fui dotado de habilidade para ciência e história”, disse o menino gênio à CNN. “Quero provar que Deus existe através da ciência. Para que o mundo todo possa saber.”
Seu objetivo é concluir o doutorado quando tiver 18 anos.
Inteligência impressionante
A história do menino teve grande repercussão na imprensa. O evangelista Franklin Graham o elogiou por que, além da “inteligência impressionante”, William “não hesitou em falar sobre Deus”.
“Obrigado William, por querer que as pessoas conheçam a Deus. A infinita criação de Deus é um sinal para a humanidade de Sua existência e testifica do Seu poder e grandeza. Espero que você sempre mantenha seu foco nEle”, escreveu em seu perfil do Facebook, lembrando ainda da passagem de Provérbios 3:5-6: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas".

domingo, 22 de julho de 2018

Verdades

"E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro; eles o despertam e lhe dizem: Mestre, não te importa que pereçamos!" Marcos 4.38
Esta tempestade é uma ilustração clara da tempestade que ruge na vida de cada crente, entre o ouvir e o experimentar da Palavra de Deus. O caminho que leva da teoria à experiência da vitória se chama fé, também durante uma viagem turbulenta. Mas atente para o fato de a tormenta começar exatamente quando Jesus se encontra a bordo! Justamente por Ele estar a bordo é que vem esse tufão assustador. Mas, por outro lado, Ele é a garantia de que não vamos afundar! Existem vendavais negativos e positivos. Muitas vezes é a ira de Satanás que nos sacode por dentro e por fora; mas, outras vezes, eles provêm de Deus, que nos prova se permanecemos firmes nEle pela fé. Mas a tempestade que os discípulos experimentaram provocou uma situação perigosa, pois as ondas não só bateram contra o navio, mas também o inundaram: "...de modo que o mesmo já estava a encher-se de água." Já é uma grande provação quando as ondas começam a bramir ao redor de nós. Mas quando "o barco", a nossa alma, é alcançado, realmente estamos em apuros. Porém, nestas horas Jesus está bem perto de nós! Está escrito: "E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro."

sábado, 21 de julho de 2018

Verdades

"Naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes Jesus: Passemos para a outra margem." Marcos 4.35
Enquanto de início ainda havia outros barcos perto deles, finalmente os discípulos ficaram sozinhos – sozinhos com Jesus. Então se levantou uma grande tempestade. Dentro de uma perspectiva profética, esta é uma ilustração do tempo do fim no qual se encontram os filhos de Deus nos dias atuais. Os discípulos viveram essas horas perigosas entre pregação e aparição do reino de Deus. Pois somente em Marcos 5, "à outra margem do mar", vemos a aparição deste reino, quando legiões de espíritos tiveram que desaparecer com grande alarido como um raio quando Jesus se aproximou. Que quadro maravilhoso! Ainda temos a tarefa de anunciar o reino de Deus e a vinda de Jesus. Ele estabelecerá Seu reino de paz – sem demora se tornará visível. Os poderes das trevas que agora ainda prendem milhões de pessoas têm de desaparecer como um raio quando Ele vier. Eu creio que hoje nos encontramos num período de transição. Ainda proclamamos que Jesus em breve vem, mas mesmo assim Ele ainda não veio. Em vez disso há temporal, as ondas se levantam, o barco da Igreja de Jesus está em perigo. Feliz daquele que, em meio a todas as tempestades, está consciente da presença de Jesus Cristo!

Vídeo com cristãos louvando a Deus em lanchonete ganha o mundo

Qual é o momento e local perfeitos para adorar a Deus? A resposta dessa pergunta para um grupo de 60 homens parece muito fácil, considerando que eles simplesmente resolveram fazer um coro da música Every Praise, do cantor Hezekiah Walker, enquanto estavam em uma lanchonete nos Estados Unidos.
Os 60 homens estavam em uma das filiais da rede de lanchonete Chick-fil-A, em Nashville. Um dos clientes, chamado Chris Armstead, gravou o momento da apresentação e postou em sua conta no Facebook. O sucesso foi tão grande que o vídeo já obteve mais de 100 milhões de visualizações.
Armstead contou que participaram do coral homens da África do Sul, Brasil, Austrália, Guatemala, Reino Unido e Canadá. Eles foram para uma conferência internacional de adoração acapela que estava sendo realizada na igreja Madison Church of Christ, próximo da lanchonete.
“O vídeo deste ano foi o mais popular”, disse Armstead, segundo informações do portal Tennessean, destacando que esse tipo de apresentação já virou tradição na lanchonete. Já são dois anos de apresentações. No ano passado eles cantaram a música “Take the Lord With You”.
O vídeo já foi compartilhado mais de 200 mil vezes, demonstrando que a iniciativa, aparentemente simples, porém bastante ousada, resultou em um impacto evangelístico impressionante através das redes sociais, alcançando várias partes do mundo.
Para Armstead, que também é líder de louvor na igreja East Cobb Church of Christ, trabalhos como esse podem ser ampliados para outras atividades. Ele pensa em organizar flash mobs em outras lojas da Chick-fil-A.
Muitos clientes se levantaram e aderiram ao coro, assim como os funcionários da lanchonete, que também dançaram em adoração. Métodos “alternativo” como esse de evangelismo também têm demonstrado eficácia nos dias atuais, devido ao surgimento das redes sociais.
A simples gravação e postagem de um vídeo, somados à iniciativa inusitada e criativa de cristãos comprometidos com o evangelho, podem servir como instrumentos para anunciar o evangelho de Jesus Cristo, mostrando que em todo tempo e em qualquer lugar podemos, sim, adorar a Deus.

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Polônia fará plebiscito para incluir “valores cristãos” na Constituição

Andrzej Duda
Andrzej Duda, presidente da Polônia. (Foto: Getty Images)
A exemplo da Hungria, a Polônia não se envergonha de suas raízes cristãs e está propondo uma mudança que irá colocar o país na contramão do globalismo que impera na Europa.
Em anúncio na TV esta sexta (20), o presidente da Polônia, Andrzej Duda, propôs a realização de um plebiscito para estabelecer mudanças na Constituição. Marcado para ocorrer nos dias 10 e 11 de novembro, quando será comemorado o centenário da recuperação da independência do país.
A Constituição polonesa é de 1997, mas o governo atual acredita que é preciso ouvir a vontade popular antes de fazer as mudanças propostas. No plebiscito, serão apresentadas questões sobre a posição da Polônia em relação à Otan e à União Europeia.
Outro aspecto de destaque é a consulta sobre a inclusão de “referências aos valores e herança cristã polonesa”.
Segundo Duda, “O resultado do plebiscito não será vinculativo, mas servirá como indicador das mudanças que a sociedade polonesa quer para sua Constituição”. O Senado deve votar na próxima semana se as datas propostas para a consulta popular serão nas datas previstas pelo chefe do Estado polonês. Com informações das agências

Verdades

"...Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."Filipenses 3.14
Fidelidade perseverante em perseguir o alvo faz muita falta! Você também se deixou desviar do alvo que Deus estabeleceu para você? Quão insistentemente nos admoesta a carta aos Hebreus para não perdermos de vista o alvo: "Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos." O alvo sempre é Jesus! Devemos nos tornar cada vez mais semelhantes a Ele, estar cada vez mais unidos com Ele, e ser cada vez mais dominados por Seu Espírito. Como pode suceder isso? Por meio da oração, da santificação, do andar no caminho do Cordeiro. Justamente agora, nesta época, é muito válido o apelo: Não perca o alvo de vista! O Senhor voltará! Deixe-se purificar de alvos materiais e egoístas. Porventura você não se perdeu no desvio do pecado? Assim não se consegue mais ver claramente o alvo, que é Jesus.
Eu o exorto seriamente se você de uma ou outra maneira se desviou do alvo: volte-se decididamente ao ponto onde começou a se desviar do caminho reto, volte à cruz, volte ao Crucificado. A noite do juízo desce sobre a nossa geração. Uma negra e paralisante nuvem parece ter baixado sobre a humanidade, roubando-lhe o senso de direção e o sentido da vida. Felizes aqueles que elegeram decididamente a Jesus como seu alvo!

quinta-feira, 19 de julho de 2018

Adolescente sobrevive a 10 horas no oceano e diz que orou o tempo inteiro

Blake Spataro
Blake Spataro sobreviveu quase 10 horas à deriva no mar. (Foto: Amber Krycka)
Um adolescente passava férias na ilha de Saint Simon, na Geórgia (EUA), quando foi arrastado pela correnteza ao tomar um banho de mar. Ele acabou ficando 10 horas em alto mar e orou o tempo inteiro.
Blake Spataro, 19 anos, diz que estava com água pelo joelho quando foi puxado para o fundo. Ele gritou pedindo ajuda, mas ninguém ouviu. Em pouco tempo estava em alto mar.
“Eu não queria morrer lá. Fiquei conversando com Deus a noite inteira”, explicou Blake ao canal de TV local WJAX.
A guarda costeira o procurou, junto com família, durante boa parte da madrugada, mas sem sucesso. O jovem disse que tentou nadar de volta para o litoral, mas não teve forças para vencer a correnteza. Acabou ficando exausto e optou por boiar.
Evangélico, ele conta que clamou pela intervenção divina o tempo todo. Ele finalmente foi arrastado pelo mar até o litoral, no meio da madrugada. “Eu queria viver, pois sou jovem demais para morrer e simplesmente não queria terminar aqui. Sou verdadeiramente abençoado por estar vivo hoje”, testemunha.
Sua mãe, Janice Spataro não estava na viagem com o filho. Ela conta que, quando recebeu a ligação dizendo que o filho estava desaparecido, imediatamente começou a orar.
“Eu clamei a Deus durante a noite toda. Eu estava orando e usei as redes sociais pedindo que outros orassem, porque creio no poder da oração”, conta Janice, que está convicta que houve intervenção divina.
Levado para o hospital, Blake teve apenas desidratação e exaustão, mas nenhum ferimento grave. Justin Irwin, chefe da Guarda Costeira na região, visitou o rapaz no hospital e afirmou: “Estou na Guarda Costeira há 18 anos e nunca vi nada assim”, revela. Com informações Fox News

Verdades

"...Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."Filipenses 3.14
Fidelidade perseverante em perseguir o alvo faz muita falta! Você também se deixou desviar do alvo que Deus estabeleceu para você? Quão insistentemente nos admoesta a carta aos Hebreus para não perdermos de vista o alvo: "Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos." O alvo sempre é Jesus! Devemos nos tornar cada vez mais semelhantes a Ele, estar cada vez mais unidos com Ele, e ser cada vez mais dominados por Seu Espírito. Como pode suceder isso? Por meio da oração, da santificação, do andar no caminho do Cordeiro. Justamente agora, nesta época, é muito válido o apelo: Não perca o alvo de vista! O Senhor voltará! Deixe-se purificar de alvos materiais e egoístas. Porventura você não se perdeu no desvio do pecado? Assim não se consegue mais ver claramente o alvo, que é Jesus.
Eu o exorto seriamente se você de uma ou outra maneira se desviou do alvo: volte-se decididamente ao ponto onde começou a se desviar do caminho reto, volte à cruz, volte ao Crucificado. A noite do juízo desce sobre a nossa geração. Uma negra e paralisante nuvem parece ter baixado sobre a humanidade, roubando-lhe o senso de direção e o sentido da vida. Felizes aqueles que elegeram decididamente a Jesus como seu alvo!

Israel adota lei que o define como estado nação do povo Judeu.

 - O Parlamento adotou nesta quinta-feira um projeto de lei que define Israel como um "Estado-nação do povo judeu", que tem como emenda um polêmico artigo prevendo reservar novas localidades para os judeus.
O texto, adotado por 62 votos contra 55, estipula, entre outras coisas, que o hebreu se torna a única língua oficial de Israel, eliminando o árabe, e afirma que "os assentamentos judeus são de interesse nacional".

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Jovem caminha 32 km para chegar ao trabalho e ganha carro: “Deus me abençoou”

Walter Carr
Walter Carr recebendo o carro. (Foto: Reprodução / Youtube)
Uma história sobre superação ganhou as manchetes de todo o mundo na última semana. Na última sexta-feira (13), o estudante Walter Carr, 20 anos, andou durante sete horas para não chegar atrasado ao primeiro dia de trabalho. Seu carro havia quebrado e ele não tinha dinheiro para consertar.
Ele percorreu a pé os cerca de 32 quilômetros que separam sua cidade, no Alabama (EUA), da sede da empresa de mudanças Bellhops. Quando estava na entrada da cidade de Birmingham, policiais o pararam. Ele contou o que houve e foi deixado pelos guardas em uma igreja, onde tomou café antes de chegar no trabalho.
Carr tem uma história sofrida, sua infância marcada pela destruição de sua casa, em 2005, pelo furacão Katrina. Apesar das dificuldades, ele conseguiu entrar na universidade e precisa do emprego na Bellhops para pagar os estudos.
Quando soube da história, Luke Marklin, chefe-executivo da empresa, que mora na capital, foi até Birmingham para conhecer o novo funcionário. Diante dos demais empregados, anunciou que estava doando seu próprio carro, um Ford Escape, ano 2014, para que o estudante não perdesse nenhum dia de trabalho.
Surpreso e emocionado, Carr afirmou diante da imprensa: “Você pode fazer qualquer coisa quando tem Deus ao seu lado. Agradeço aos meus pais, por sempre me apoiarem e pela dedicação que tiveram para me manter no caminho certo. Quero agradecer a Deus porque sem Ele eu não estaria aqui”.
Acrescentou ainda: “Deus me abençoou para ser uma bênção. Qualquer desafio que Deus por na minha frente, sei que é por alguma razão.”
A história de Carr viralizou nas redes sociais, chamando a atenção das principais agências de notícias e até de pessoas como Franklin Graham, que fez uma publicação elogiando a determinação do estudante.
Além disso, Jenny Lamey, a cliente que Carr iria ajudar a fazer a mudança, ficou tão impressionada com a história que iniciou uma campanha online em favor dele. O objetivo inicial era juntar dois mil dólares para que ele pudesse arrumar o carro estragado, mas teve tanta repercussão, que o valor arrecadado já passou de 57 mil dólares, que devem ser suficientes para cobrir as despesas com a faculdade até a sua formatura. Com informações de Charisma News

Verdades

"Agora, pois, perdoa-lhe o pecado; ou, se não, risca-me, peço-te, do livro que escreveste." Êxodo 32.32
A face de Moisés brilhava porque ele havia falado com Deus. O que Moisés falou com o Senhor? Ele teria tido motivos suficientes para se queixar do quanto era fraco e do quanto ele necessitava do poder e da ajuda do Senhor para sua tarefa. Mas não ouvimos nenhuma palavra sobre isso. Sua oração não se referia ao seu próprio "eu". Pelo contrário, ele estava disposto a ser exterminado. Como mediador do povo, ele é uma ilustração do nosso grande Mediador, Jesus Cristo. Moisés fora liberto da esfera dos interesses próprios e da própria vida. Ele zelava unicamente pela honra do Senhor, que era infinitamente mais preciosa para ele do que todas as outras coisas. Mas Moisés passou a refletir mais ainda a glória do Senhor porque o Senhor havia falado com Ele. Ele lhe mostrou o caminho por meio do sangue do Substituto; este caminho que conduz o pecador ao coração de Deus! Deus lhe revelou o Sacrifício e o Sacerdote. Não é em vão que o Senhor fala tanto disso, pois, desde a eternidade, Deus, o Pai, em Seu imenso amor planejou a salvação por intermédio de Seu Filho Jesus Cristo. Ele foi sacrifício e sacerdote ao mesmo tempo. Aqui conseguimos imaginar um pouco da ânsia do Senhor em revelar a alguém o maravilhoso mistério da salvação, mistério esse que até os anjos anseiam ver.