sexta-feira, 31 de maio de 2019

Verdades

"Até quando, Senhor? Esquecer-te-ás de mim para sempre? Até quando ocultarás de mim o teu rosto?" Salmo 13.1
Aqui é o Espírito Santo que, pela boca de Davi, exprime o desejo e a saudade ansiosa da verdadeira Igreja de Jesus que se encontra sobre a terra esperando pelo Senhor. Por isso, a ansiosa pergunta e este clamor da alma que espera pelo Senhor: "Até quando, Senhor? Esquecer-te-ás de mim para sempre?" Já há muito esperamos o arrebatamento, e muitos se fazem a pergunta: será que o Senhor se esqueceu de nós? Será que Ele não se importa conosco? Na antigüidade, quando Israel se encontrava em aflição e também fez essa pergunta, o Senhor respondeu: "Acaso pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti."
E então a segunda pergunta: "Até quando ocultarás de mim o teu rosto?" Quando, afinal, verei a tua face, conforme prometeste: "...seremos semelhantes a ele, porque havemos de vê-lo como ele é"? Quando acontecerá isso? Resposta: por ocasião do arrebatamento, e este está à porta! Por isso: "Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão." Eu lhe asseguro: Deus deseja muito nos buscar!

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Verdades

"Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa." Apocalipse 3.11

O Senhor ainda não voltou, Ele ainda espera. Mas olhamos constantemente para o grande momento em que seremos transformados e receberemos um corpo "semelhante ao Seu corpo de glória", e com velocidade inimaginável seremos arrebatados para junto dEle nas nuvens. Mas agora nos encontramos exatamente no período sobre o qual Mateus diz: "E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono, e adormeceram." Eu gostaria de salientar que, neste último trecho do caminho, todos corremos o perigo de ficarmos sonolentos e adormecer. Paulo escreve a Timóteo: "Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios." Aquele que não anda diante do Senhor em toda a verdade se torna sonolento e fica aberto para os ensinos mentirosos dos demônios. Mas permanecer em toda a verdade significa revestir-nos de toda a plenitude de Cristo: "...revesti-vos do Senhor Jesus Cristo." Somente Ele é a verdade. Aquele que se reveste dEle, permanece acordado e recebe poder de vitória: "Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro." Permaneça acordado espiritualmente! E se você já adormeceu, o Senhor lhe diz: "Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará."

domingo, 12 de maio de 2019

DEBAIXO DA NUVEM DE DEUS




Números 9:15 a 23

- Você já parou alguns minutos para olhar as nuvens?

- Nuvens = conjuntos de partículas em suspensão, que produzem chuvas ou granizo.

- Estamos aqui para falar de uma nuvem que representa o próprio Deus

- No meio do povo durante CALOR o dia, e coluna de fogo durante a ESCURIDÃO noite.

O livro de Números retrata parte da história do povo hebreu quando Moisés sai do Sinai, com seu povo, rumo à Terra Prometida. No hebraico, este livro chama-se: “No deserto”. Foi portanto um tempo em que o povo passou pelo Deserto do Sinai rumo à Palestina.

- Neste tempo Deus encheu o tabernáculo com a presença da sua GLÓRIA!

- Não sabemos como era a nuvem, mas sabemos que abrigava  presença de Deus!
      - Esta nuvem era a sombra do próprio Deus, que protegia o povo do sol e Escuridao!

O Apóstolo Paulo em sua primeira carta aos Corintios (10:2) chamou esta cena da nuvem, no deserto de batismo: “Em Moisés, todos eles foram batizados na nuvem e no mar”.  Ou seja, como o batismo simboliza a graça de Deus na vida da pessoa, a NUVEM simbolizava a graça protetora de Deus na vida daquele povo.

VAMOS VER AGORA AS VANTAGENS DE ANDAR DEBAIXO DA NUVEM DE DEUS!
1a. Vantagem:   SOB A NUVEM DE DEUS VOCE TERÁ A PROTEÇÃO DE DEUS.  v. 16 diz que: “Era assim que sempre acontecia: de dia a nuvem cobria, e de noite tinha a aparência de fogo”.   Nuvem que protegia do sol, Calor para o frio da Noite!

DEUS deu uma nuvem para protege-los no deserto. Por isso o salmista (91:1) diz que: “Aquele que habita no abrigo do Altíssimo descansa à sombra do Todo-Poderoso”.

Hebreus 13:8 – Deus é o mesmo hoje e ontem!

Quando você anda sob a nuvem de Deus, você conta com a proteção de Deus!

Salmos 121:5-8 diz:  “O Senhor é o seu protetor; como sombra que o protege, ele está à sua direita. De dia o sol não o ferirá, nem a lua, de noite. O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida.  O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre”.

7. Você está sendo perturbado por alguns inimigos?

A nuvem do Senhor quer lhe proteção esta noite. Assim como qualquer casa precisa do telhado, você também precisa ter a benção de Deus para estar protegido do inimigo....

2a. Vantagem:  SOB A NUVEM DE DEUS VOCE TERA A ORIENTAÇÃO DE DEUS. 
v. 17 diz: “Sempre que a nuvem se levantava de cima da Tenda, os israelitas partiam, e no lugar em que a nuvem descia, ali eles acampavam”.  

8. O povo de Deus precisa estar atento à nuvem.
9. Não tinham bússola, celular, rádio, nextel.... mapas! NADA! Nem um radinho de pilha!
10. Fantástico eles dependiam apenas do Senhor! Deus é sua orientação!
11. Eles não podiam fazer planos para o dia seguinte: Eram dirigidos por Deus!

O livro de Hebreus 12:2 diz“Tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé...”  -  É isso que Deus quer que você faça: Assim como aquele povo dependia inteiramente do mover da orientação de Deus, ELE  quer que você faça a mesma coisa!

Você vai construir? Vai trocar de carro? Vai fazer um negócio? Olhe antes para a orientação do Senhor.  Nossa vida aqui é como a travessia de um deserto:

JESUS em João 8.12 disse: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue, nunca andará em trevas; mas terá a luz da vida".  Isto é direção!  

Você não precisa ir aonde Deus não orienta: Só ande quando a nuvem andar!

3a. Vantagem:  SOB A NUVEM DE DEUS VOCE VAI DESCANSAR À SUA SOMBRA.   v. 18 diz que: “Conforme a ordem do Senhor os Israelitas partiam, e conforme a ordem do Senhor, acampavam.  Enquanto a nuvem estivesse por cima do tabernáculo, eles permaneciam acampados.”

Ou seja, quando a nuvem parava o povo acampava para descansar debaixo da sombra do Senhor.   Podiam ficar despreocupados porque a nuvem de Deus estava li.

De fato no livro de Deuteronômio 29:5 Moisés diz que“Durante os quarenta anos em que os conduzi pelo deserto, nem as suas roupas, nem as sandálias dos seus pés se gastaram”.  Tudo estava debaixo da providencia de Deus!

Alias o Salmista confirma isso em seu livro no capítulo 91:10-11 -  “Se você fizer do Altíssimo o seu abrigo, do Senhor o seu refúgio, nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda. Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos”.
12. Quem está debaixo da nuvem, não tem o que temer!

O Apóstolo Pedro expressa isso em sua primeira carta (5:7) – “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”.    -   “Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá, jamais permitirá que o justo venha a cair”  (Salmos 55:22).

13. Quem sabe nestes últimos dias você tenha se tornado uma pessoa ansiosa, preocupada... SAIBA que debaixo da nuvem de Deus há esperança! Há um Deus que tudo pode fazer quando estamos debaixo de seus cuidados.

Quem confia no Senhor, quem caminha debaixo da nuvem de Deus, mesmo que esteja em perigo, correndo riscos, fica em paz e descansa!      -     Por isso o SENHOR faz um convite hoje, aos ansiosos, desesperados, a todos que estão fora da nuvem dizendo: "vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu os aliviarei".

CONCLUSÃO:

 

Há muitas vantagens em permanecer sob a Nuvem de Deus.  Ali encontramos proteção, encontramos orientação e descanso para nossas almas. Há um lugar para você debaixo da Nuvem de Deus.

 

Se você esta correndo risco de padecer no deserto, sem orientação, sem rumo, desnorteado.. quem sabe já cansado da vida, esgotado, ansioso para encontrar descanso em Deus. 

Diga ao Senhor :  PAI envolva-me com a nuvem da sua proteção, da sua orientação.  Eu quero descansar à Sombra dos teus cuidados... sentir a graça que flui do seu trono.

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Adoração Genuína & Louvor Desafinado

Imagine uma igreja pequena aonde o louvor é desafinado. Mas muito, muito desafinado.
 
No canto, um piano que já foi afinado, algumas décadas antes da segunda guerra mundial. Nos primeiros bancos, as irmãzinhas que cresceram na igreja, e nunca foram afinadas.
 
O líder do louvor canta devagar, quase parando, cansado. Já a pianista tenta manter a música na velocidade correta, ainda que no tom errado, e o microfone, mal ajustado, amplifica sua voz com os agudos da microfonia.
 
Na estrofe, ao cantarem, desmotivados, “Vou cantar, vou cantar / Nessa terra celeste porvir” temos a impressão que estão chateados com o fato de que terão que cantar novamente no céus.
 
Como se não bastasse, dois bebês estão chorando em volume máximo. E com razão. A gente também choraria.
 
São o povo de Deus, na presença de Deus, reunidos para adorar a Deus. Estão louvando, e louvando de um jeito bem ruim.
 
 
Agora, a pergunta: o que torna esse louvor aceitável perante o Rei dos Reis? Porque chamamos esse som (não tão agradável) de adoração cristã?
 
Pense nisso. O que faz com que sons imperfeitos gloriquem Aquele que é perfeito? Como explicar isso? De forma geral, como é que vasos de barro glorifiquem o Deus Trino?
 
A resposta curta, claro, é que a adoração é fruto da obra do Espírito Santo. Ele ilumina, Ele ensina, Ele nos leva a confessar (desafinados ou não) que nossa esperança está em Jesus Cristo.
 
Podemos lembrar daquela ocasião em que Paulo e Silas, mesmo acoitados, feridos, e presos injustamente, no meio da noite “cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam“. (Atos 16.25) Vale lembrar que homens acoitados não cantem bem. Não era um dueto. Suas vozes estavam doloridas, mas o louvor era o transbordar de corações convictos que Deus merecia todo o louvor – até mesmo em uma prisão escura que fedia de morte.
 
 
O desafio: neste domingo, participe do louvor da sua igreja com a convicção que – em última analise – não são os instrumentos, as músicas, a harmonia, ou o estilo que torna seu louvor aceitável perante o Deus supremo. Nem o seu coração é capaz de causar esse milagre. É obra do Deus Trino. Tenha consciência disso.
Não estou defendendo a idéia de que qualquer baderna, sendo intitulada de “Gospel”, deve ser tida como adoração cristã. Antes, o ponto que quero frisar é que a adoração genuína e cristã é fruto da obra de Deus em nós. Ele é louvado com Sua obra em nós, mesmo que a harmonia não seja tão harmoniosa assim.

terça-feira, 7 de maio de 2019

Verdades

"Pela fé peregrinou na terra da promessa..." Hebreus 11.9
A vinda de Jesus atingirá dois grupos de crentes que estarão na presença do Senhor naquela ocasião: de um lado estarão aqueles que se apoiavam em experiências religiosas, mas não faziam a vontade do Pai, e do outro lado estarão aqueles que O serviam em obediência fiel até Ele voltar. Do primeiro grupo, Ele se afasta com as palavras: "Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade." Mas, ao segundo grupo, Ele diz: "Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei: entra no gozo do teu Senhor." Por isso peço que você se examine e veja se você é um forasteiro, que, pela fé, vai ao encontro de Jesus pelo caminho estreito. Se esse for o seu caso, grandes e poderosas ferramentas espirituais estão à sua disposição, capacitando-o a seguir adiante com perseverança nesse caminho:
1. A vigilância e a oração ao Senhor: "Vigiai, pois, a todo tempo, orando..."
2. A espera pelo Senhor: "...semelhantes a homens que esperam pelo seu senhor..."
3. A permanência no Senhor: "Filhinhos, agora, pois, permanecei nele..."