domingo, 10 de junho de 2018

A DÉCIMA QUARTA GERAÇÃO – João Barreto Jr.


 

“De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze; desde Davi até ao exílio na Babilônia, catorze; e desde o exílio na Babilônia até Cristo, catorze – Mateus 1:17.

MATEUS 1

1 Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.

PRIMEIRO GRUPO: Abraão até Davi
Salomão não entra na contagem, pois faz parte do segundo grupo.

2  Abraão (1) gerou a Isaque(2); Isaque, a Jacó(3); Jacó, a Judá(4) e a seus irmãos;
3  Judá gerou de Tamar a Perez(5) e a Zera; Perez gerou a Esrom(6); Esrom, a Arão(7);
4  Arão gerou a Aminadabe(8); Aminadabe, a Naassom(9); Naassom, a Salmom(10);
5  Salmom gerou de Raabe a Boaz(11); este, de Rute, gerou a Obede(12); e Obede, a Jessé(13);
6  Jessé gerou ao rei Davi(14); e o rei Davi, a Salomão, da que fora mulher de Urias;

SEGUNDO GRUPO: Salomão até Jeconias

7  Salomão(1) gerou a Roboão(2); Roboão, a Abias(3); Abias, a Asa(4);
8  Asa gerou a Josafá(5); Josafá, a Jorão(6); Jorão, a Uzias(7);
9  Uzias gerou a Jotão(8); Jotão, a Acaz(9); Acaz, a Ezequias(10);
10  Ezequias gerou a Manassés(11); Manassés, a Amom(12); Amom, a Josias(13);
11  Josias gerou a Jeconias(14) e a seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia.

TERCEIRO GRUPO: Salatiel até Jesus
Jeconias não conta por já estar relacionado no segundo grupo; Maria não conta, seu nome é mencionado, provavelmente, para uma melhor identificação acerca de Jesus, ou pelo fato de que José não é pai natural de Jesus. As mulheres não eram contadas nas genealogias semitas e serviam apenas de referências para uma melhor identificação da geração seguinte.

12  Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel(1); e Salatiel, a Zorobabel(2);
13  Zorobabel gerou a Abiúde(3); Abiúde, a Eliaquim(4); Eliaquim, a Azor(5);
14  Azor gerou a Sadoque(6); Sadoque, a Aquim(7); Aquim, a Eliúde(8);
15  Eliúde gerou a Eleazar(9); Eleazar, a Matã(10); Matã, a Jacó(11).
16  E Jacó gerou a José(12), marido de Maria, da qual nasceu Jesus(13), que se chama o Cristo.

QUAL A DECIMA QUARTA GERAÇÃO?

Todas as gerações nomeadas são humanas. Por erxemplo: "Abraão gerou…", porém referindo-se ao nascimento de Jesus, Mateus não declara que José o gerou de Maria, nem tampouco que Maria gerou a Jesus porque Jesus não foi "gerado pela vontade da carne", mas foi gerado pelo Espírito – “Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo” – Mateus 1:18. Conclue-se, então, que sendo a décima terceira geração de natureza espiritual a décima quarta obrigatoriamente também o tem que ser.

Ao falar das coisas que sucederia como sinais do fim Jesus declara que não passaria aquela geração sem que todas as coisas que Ele declarou acontecessem – “Assim também vós: quando virdes todas estas coisas, sabei que está próximo, às portas. Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça” – Mateus 24:33 e 34. De lá até hoje já se passaram muitas gerações humanas e nem todas as coisas que Jesus declarou que aconteceriam já aconteceram. Jesus não estava referindo-se a uma geração humana, mas sim ao estado espiritual das pessoas, ou seja, geração incrédula refere-se a todas as pessoas, em todo o tempo, que rejeitam a Jesus; por outro lado a Igreja, que foi gerada por Jesus é a décima quarta geração formada por filhos não gerados pela vontade da carne, mas pela vontade de Deus – “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” – Jo 1:12 e 13. O "não passará esta geração" pode ser entendido como "não haverá outra geração" porque a Igreja, a décima quarta geração, é a última geração e quando Jesus voltar Ele virá para buscar àqueles, que pela fé, o confessaram como Senhor e Salvador e passaram a fazer parte dessa geração – “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” – I Pedro 2:9.

———————————————————————————————————————————————
PARA VOCÊ CONSIDERAR E AGIR

Se você ainda não entregou a sua vida a Jesus creio que esse é um ótimo momento para fazer isso, basta que você faça essa oração com sinceridade de coração e o Senhor Jesus te ouvirá com certeza:

"Senhor Jesus, eu te recebo neste momento como o meu Senhor e Salvador pessoal, entrego toda a minha vida a Ti. Perdoa todos os meus pecados e escreva o meu nome no Livro da Vida. A partir de hoje eu rejeito todas as obras das trevas em minha vida, pois agora eu sou totalmente Teu. Obrigado por que o Senhor morreu na cruz em meu lugar. É em teu nome que eu faço essa oração, amém".

Se você fez essa oração, você acaba de se tornar um filho de Deus e herdeiro da vida eterna.  

Deus  Abençoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Desde já agradecemos
Deus Abençoe