Gênesis 12:1-2 - Lucas 12:13-21
-Nos textos lido como base, temos a história de dois homens. Uma história é real, e outra uma parábola que representa uma realidade na vida de muitas pessoas. Abrão, envolvido na história real, foi uma grande “benção”. Já o homem da parábola foi apenas mais uma pessoa abençoada pela graça e misericórdia de Deus. A propósito, qual a diferença entre ser uma benção e ser abençoado? Uma pessoa abençoada é aquela que recebeu uma benção de Deus, ela é o fim. Já uma pessoa que é uma benção, também é abençoada, mas ela primeiramente se coloca como um canal de benção na vida de outras pessoas. Nesta noite vamos compartilhar sobre a diferença entre uma pessoa que é abençoada e uma pessoa que é canal de benção.
UM CRISTÃO ABENÇOADO - Lucas 12:17-19
Vemos nesta parábola contata por Jesus, a figura de uma pessoa que foi muito abençoado com uma grande colheita. O v.17ª diz: ...Que farei?... O homem ficou sem saber o que fazer com tanta abundancia, e no v.18 decide guardar tudo para ele, numa atitude egoísta e gananciosa. Uma pessoa que vive apenas para ser abençoada, nunca desfrutará do propósito pelo qual Deus o criou, ser benção. No final da parábola contada por Jesus, o homem insensato, se quer gozou de sua riqueza, pois foi chamado por Deus antes de desfrutar de sua grande colheita, e não tinha nada para oferecer a Deus. A parábola termina no v. 21 dizendo que assim é aquele que para si ajunta tesouros, mas não é rico para com Deus, ou seja, é apenas uma pessoa abençoada materialmente e despreparada para se encontrar com Deus.
UM CRISTÃO QUE É CANAL DE BENÇÃO - Gênesis 12:2
Conhecendo a história de Abraão, sabemos que ele foi “UMA BENÇÃO”, não apenas uma pessoa abençoada. Em Abraão Deus revela Sua vontade diretiva ao homem. Em Gênesis 13:2 diz que Abraão era muito rico em gado, em prata e ouro... Em Gênesis 24:1 diz que Abraão já velho e avançado em idade, e o Senhor em tudo o havia Abençoado... Em Gênesis 25:7,8 diz que Abraão viveu 175 anos e morreu em boa velhice, velho e cheio de dias... E ainda em Gênesis 12:3 diz; ...em ti todos os povos da terra serão abençoados".... Ou seja, Abraão foi benção para o mundo inteiro. A história de Abraão acabou a muito tempo, mas ele deixou uma lição para cada um de nós, muito melhor do que ser uma pessoa abençoada é ser um canal de benção nas mãos de Deus.
- Deus chamou a cada um de nós para sermos bênçãos, e não apenas abençoados. Ele não quer que sejamos apenas o “fim”, mas sim “meio” de felicidade na vida das pessoas. Deus quer fazer de nós canais de bênçãos, e o primeiro a ser beneficiado com isso somos nós mesmos. Esteja sempre preparado para ser usado como um canal de benção nas mãos de Deus?