domingo, 29 de setembro de 2019

Mefibosete


1) MEFIBOSETE FOI ABENÇOADO PELA BONDADE DO REI – 1 Samuel 9:1
Mefibosete não foi abençoado pelo rei Davi porque merecia, mas sim pela bondade do Rei. Um dia Deus também nos viu entre a humanidade e resolveu nos abençoar. Não foi porque nós merecíamos, mas sim por causa de Sua bondade. 
2) MEFIBOSETE ERA ALEIJADO DE AMBOS OS PÉS – 1 Samuel 9:2-3 – Efésios 2:11-12
Assim como Mefibosete era filho de um Príncipe, porém estava aleijado e desamparado, nós também fomos criados pelo próprio Deus (Rei do Universo), mas estávamos aleijados espiritualmente e desamparado nesse mundo. Nós estávamos como Mefibosete, sem esperança e fadado a passar a eternidade longe de Deus, mas a bondade do nosso Rei Jesus nos trouxe para perto Dele. 
3) MEFIBOSETE MORAVA EM LO-DEBAR – 1 Samuel 9:4-5 – Colossenses 1:13
Lo-Debar é uma palavra de origem hebraica que quer dizer: Sem pasto. O sinônimo de Lo-Debar é medo, terror, desprezo, pobreza, miséria, terra do esquecimento. A aplicação disso, é que assim como Mefibosete, outrora nós também estávamos em Lo-Debar, nas trevas. (Sem esperança, no esquecimento, na miséria espiritual). Mas Jesus nos transportou para o Seu Reino. 
4) MEFIBOSETE RECEBEU RESTITUIÇÃO E UM LUGAR DE HONRA JUNTO AO REI – 1 Samuel 9:6-7 – Joel 2:25-26
Assim como Mefibosete recebeu a restituição de tudo aquilo que havia perdido em Lo-debar, recebendo também um lugar de honra junto ao rei, Deus quer restituir tudo aquilo que perdemos em Lo-debar (mundo). A pureza; a família; a honra; o respeito; nossa identidade espiritual; bens matérias; e o mais importante: Deus quer restituir um lugar em Sua Presença continuamente. 
CONCLUSÃO: Tudo que Mefibosete recebeu não por mérito próprio, mas sim por causa da bondade do Rei e da Aliança que Davi tinha com Jonatas. Assim é conosco, somos abençoados, mas não tem nada a ver com nós, tem tudo a ver com Jesus, com Sua bondade, com a Aliança feita com o Pai na cruz do calvário.

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Verdades

"Foi levado como ovelha ao matadouro; e como um cordeiro, mudo perante o seu tosquiador, assim ele não abre a sua boca." Atos 8.32
Jesus é chamado Cordeiro a fim de revelar Sua natureza ao mundo. Um cordeiro representa inocência e pureza. Jesus é verdadeiro homem em todas as coisas: "...antes foi ele tentado em todas as cousas, à nossa semelhança, mas sem pecado." Que de fato Ele se tornou um homem de carne e sangue como todos os outros, isso reconhecemos na revelação da Sua profunda humanidade: derramou lágrimas, teve fome, teve sede, se sentiu cansado, foi tentado por Satanás – mas não pecou! Por isso Ele é chamado Cordeiro de Deus. Porque Jesus era puro, Seu sangue – única e exclusivamente Seu sangue purifica de todo pecado.
Ele é chamado Cordeiro de Deus a fim de nos mostrar o Seu caminho. Ele veio a esta terra com a clara finalidade dada por Deus de morrer pelos nossos pecados: "Digno é o Cordeiro, que foi morto." Ele não foi surpreendido pela Sua execução, mas disse com santa firmeza: "...precisamente com este propósito vim para esta hora." Ele entregou Sua vida voluntariamente, e com isso, revelou Sua índole como cordeiro, que pressente e sabe quando será morto.