quarta-feira, 28 de junho de 2017

Verdades

"Bem-aventurado o homem que suporta com perseverança a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam." Tiago 1.12
Aqui vemos duas condições para receber a coroa da vida. Primeiro, suportar a provação. Seguir o Senhor Jesus não significa estar livre de tentações. Pelo contrário! Existem as tentações no espírito que muitas vezes são túneis bem escuros pelos quais nós, como filhos de Deus, temos que passar em nossa vida. Nesses momentos parece que o Senhor está bem distante, mas é justamente aí que Ele está bem próximo de nós! Justamente aí a mão traspassada de Jesus nos mantém em pé. Mas também existem as tentações da alma, quando somos colocados em situações que abalam nossas emoções, quando somos afligidos por depressões. Mas está escrito que Jesus mora em nossos corações "pela fé", portanto não por meio dos sentimentos! Além disso, também há as tentações do corpo, em que somos afligidos por poderes da enfermidade. Porém o Senhor Jesus é o grande médico.
A segunda condição para receber a coroa da vida é que O amemos. Podemos crer em Jesus, podemos falar dEle com convicção, podemos nos esforçar para segui-lO, mas o Senhor tem interesse, em primeiro lugar, que O amemos de verdade. Você ama a Jesus? Seu coração bate mais rápido quando se lembra dEle? A Palavra de Deus promete: "O Senhor guarda a todos os que o amam."

domingo, 25 de junho de 2017

Verdades

"Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados, o qual, passando pelo vale árido, faz dele um manancial; de bênçãos o cobre a primeira chuva." Salmo 84.5-6
Se você é conduzido em meio às nuvens espessas da tribulação, agarre-se no Invisível, pois sentindo ou não a presença do Senhor, assim mesmo Ele está presente! Ele diz: "...andou em trevas sem nenhuma luz, e ainda assim confiou em o nome do Senhor e se firmou sobre o seu Deus". Em outras palavras: nunca se deixe determinar pela neblina da incredulidade, pois nesse caso tudo fica muito confuso. Em outras palavras: você tem a vida eterna em si porque Deus fez você renascer para uma esperança viva. Essa vida é indestrutível. Se durante a sua peregrinação sobre a terra de vez em quando você se vê envolvido em negras e espessas nuvens, eu lhe digo: suba, chegue até a presença de Deus! Na presença do Senhor não há neblina, mas pura luz, deleite e enlevo. Dê graças a Deus pela neblina e pelas nuvens escuras em sua vida, que lhe ensinam a se agarrar mais à realidade da vida em Jesus Cristo.

domingo, 18 de junho de 2017

Verdades

"E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial." 1 Coríntios 15.49
Onde você estará na eternidade? Isso depende unicamente da sua posição em relação a Jesus. Aquele que ama a Jesus e O segue como Cordeiro de Deus, esse também alcançará o alvo. Seu último dia aqui na terra, portanto, será o seu primeiro dia na eternidade com Jesus. O que acontecerá nesse dia? Primeiramente a grande mudança. Por ocasião da sua morte ou na vinda de Jesus você se muda de sua casa terrena e entra na casa do Pai onde há muitas moradas. Não esqueçamos: vivemos aqui em nossa casa terrena em prontidão aguardando a chamada que pode ocorrer muito de repente. Um "prazo" só ocorre raramente. Portanto, quando você tiver de sair repentinamente da sua casa terrena, não estará "na rua", pois o próprio Jesus preparou uma morada para você, desde que você O siga de coração. Ele já foi adiante de nós e nos garante na Sua Palavra: "Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito." Como é maravilhoso sabermos: há uma morada preparada para mim, prometida pelo próprio Senhor Jesus!

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Verdades

"Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios." Salmo 103.1-2
Louvor e ações de graças operam milagres, justamente quando interiormente você se sente como que encerrado numa prisão, quando tudo parece trancado e acorrentado; quando a Bíblia não mais fala ao seu coração e você mal consegue pronunciar o nome de Jesus. Paulo e Silas louvaram a Deus quando estavam na prisão com as costas ensangüentadas. E ao orarem e cantarem louvores a Deus naquela situação, Deus lhes abriu as portas da prisão e arrebentou todos os grilhões.
Comece você também a agradecer e a louvar, não importa o tipo de "prisão" em que você se encontre. Pois enquanto cantamos e louvamos ao Senhor, Ele abre as portas das nossas circunstâncias e dificuldades. Ele não resolve seu problema, mas liberta você do problema. E se a resposta à sua oração demorar, justamente então você deve louvá-lO! Quando passamos por provações, as ações de graças fortalecem a nossa fé. O louvor dos nossos lábios mostra que de fato há fé em nosso coração. Quando você reconhece isso, por meio do louvor e ações de graça você é introduzido no mistério de ser contínua e constantemente abastecido com poder e força.

domingo, 11 de junho de 2017

FAÇA A TUA PARTE

 Romanos 8:26
 O texto lido como base nos ensina que o Espírito Santo é o nosso ajudador. Ele nos ajuda não apenas em nossas orações, como também em todas as áreas de nossas vidas. Além de nos ajudar, o Espirito Santo nos consola, nos guia e nos ensina, porém, precisamos entender que temos que fazer a nossa parte. O Espírito Santo não quer que façamos as coisas do nosso jeito sem consultá-lo, porém Ele também não quer que sejamos omissos em fazer a nossa parte. Nesta noite vamos aprender juntos:
03 BÊNÇÃOS QUE DEUS QUER DERRAMAR SOBRE NOSSAS VIDAS.
1)  A benção da ALEGRIA – João 2:1-9
O texto fala sobre um casamento onde Jesus esteve presente. No meio da festa o vinho havia acabado, mas como Jesus fora convidado, Ele transformou a agua em vinho garantindo a alegria naquela festa. Vinho na Bíblia é símbolo de alegria. As talhas representam nossas vidas. Assim como coube aos serventes encher as talhas de água, cabe a nós enchermos do Espírito Santo, lendo a Palavra de Deus, orando, jejuando, fazendo assim a nossa parte. 

2) A benção da VIDA – João 11:1, 17,38 e 39
O texto fala sobre a morte e ressurreição de Lázaro, amigo íntimo de Jesus. Lázaro havia morrido já fazia quatro dias, mas Jesus o visitou no sepulcro e lhe restituindo a vida. Talvez exista alguma área de sua vida que precise de ressurreição. Jesus quer ministrar vida sobre você, porém, assim como os homens teve que tirar a pedra do sepulcro, também é necessário que tiremos a pedra da incredulidade e da dúvida do nosso coração. Está é nossa parte.

3) A benção da MULTIPLICAÇÃO – 2 Reis 4:1-7
Aqui temos mais uma passagem onde Deus trabalha em conjunto com o homem. A viúva de um profeta estava endividada a ponto de perder seus filhos para os credores. Quando ela procurou o profeta Eliseu, ele a orientou a tomar emprestado vasilhas para que se enchesse de azeite. As vasilhas vazias representavam a fé da viúva como também sua participação no milagre, todas as vasilhas emprestadas foram cheias e assim Deus agraciou a viúva com a benção da multiplicação.

Ainda hoje, Deus continua trabalhando em conjunto com o homem para operar milagres. Deus não precisa de nós para nada, Ele é Soberano, no entanto, Ele espera que façamos a nossa parte nos esforçando e crendo que Ele continua sendo um Deus de milagres!!!

sábado, 10 de junho de 2017

Verdades

"Sabemos que todas as cousas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." Romanos 8.28
Você só consegue dar graças a Deus sempre e por tudo se de fato você crê que o Senhor tem intenções muito boas a seu respeito. Deus, o Senhor, faz com que você seja dono de uma história de vida bem particular, só que Ele nunca se repete. O Senhor rejeita cada uma das comparações que você faz com outras pessoas e com a maneira do Senhor dirigir a vida dos outros, pois cada vez que você faz isso, o Senhor considera essa atitude uma rejeição explícita da maneira como Ele dirige e faz acontecer sua vida. Justamente esta comparação, esta pergunta "Senhor, por que eu?" revela que você está resistindo e rejeitando o caminho bem pessoal que Deus quer para sua vida. Através desse tipo de questionamento, seu caráter não é transformado para melhor, mas é marcado cada vez mais por demonstrações de decadência espiritual como a auto-compaixão e a inveja. Do ciúme e da inveja nasce a desconfiança, e da desconfiança o distanciamento, e do distanciamento nasce o ódio – e o diabo se alegra com isso. Portanto, comece agora a agradecer ao Senhor pelo caminho pelo qual Ele o conduz, pois este é o melhor caminho para você! Você estará acima das circunstâncias e se tornará alegre e feliz!

domingo, 4 de junho de 2017

Não ignorando os seus ardis

Nomes e Obras de Satanás – Texto sugerido: II COR 2:10,11
A. É de suma importância vigiarmos o nosso andar para melhor obedecermos a Deus.
Temos muita oposição e a oposição é astuta. Satanás, o inimigo numero um de Deus, e o deus deste século tem pouco tempo para agir. Ele usará de todo o seu poder para derrubar a obra de Deus. Não é conveniente ignorar ou menosprezarmos os artifícios de Satanás. Queremos neste estudo de II Coríntios 2:10,11 ver as palavras que estão associadas com as palavras de Satanás, Diabo, Inimigo, Serpente, e Dragão. Pois, se pudermos ver as palavras associadas aos títulos de Satanás, entenderemos melhor a sua natureza e obra.
B. Palavras Associadas aos Títulos Usados para Designar Satanás, Diabo, Inimigo, Serpente/ Dragão.
Podemos aprender muito sobre a pessoa e obra de Satanás observando quais palavras (substantivos, verbos e adjetivos) estão associadas aos seus títulos.
1. Acusador – Apoc. 12:10 – significa no grego: ser contra um na assembléia, reclamação na lei; espec. Satanás. (Strong’s #2725). Veja II Tim 3:3, “caluniadores” (difamar, vilificar, falar o que é falso) e I Ped 3:16, “blasfemam” (insultar). Veja um exemplo em Jó 1:9-11; 2:4,5.
2. Astuto – Gên. 3:1 (II Cor 11;3, “enganou com astucia”), significa no grego: artimanha, artifício. (Strong’s #3834) Portanto uma manipulação esperta mas maliciosa.
3. Cegar – II Cor 4;4 (I João 2:11), significa no grego: fazer cego, ofuscar. (Strong’s #5186)
4. Cirandar como trigo – Lucas 22:31, significa no grego: perfurar, crivar, furar com tiros. (Strong’s #4617)
5. Enganar – Apoc 20:7,8,10; 12:9 (13:14) significa no grego: causar o afastamento da verdade, da segurança ou da virtude. Strong’s Ver os usos em Atos 13:10, “cheio de todo o engano” que tem o entendimento de truques (Strong’s # 1388) e Efés. 6:11, “ciladas” que tem entendimento para andar por cima (Strong’s #3180).
6. Esbofetear – II Cor 12:7 significa no grego: bater com a mão fechada (para castigar, infligir dor). (Strong’s #2852). Veja um exemplo em II Samuel 16:5-12.
7. Homicida – João 8:44 significa no grego: matar homens. (Strong’s #443). Veja Heb 2:14.
8. Impedir – I Tess 2:18 significa no grego: impedir, atrasar, cortar para dentro. (Strong’s #1465). Veja os exemplos em Gal 5:7 (espiritualmente – bater para não avançar, impedir; barreira #348)) e Mat. 9:32,33 (fisicamente).
9. Laço – I Tim 3:7 (II Tim 2:26) significa no grego: armadilha, estratagema (tentação). (Strong’s #3803). Compare com Efés. 6:11, “ciladas”.
10. Opor – Veja a prática disso em Mat. 13:39; Mar 4:15; João 13:27; II Ped 2:18. Opor-se à palavra e à pessoa de Deus.
11. Oprimir – Atos 10:38 significa no grego: ter domínio contra. (Strong’s #2616). Faz isso física, mental e espiritualmente.
12. Peca – I João 3:8 significa no grego: pecado (errar o alvo). (Strong’s #266)
13. Persuadir – Gal 5:8 significa no grego: credulidade de; convencer; pacificar. (Strong’s #3988). Veja um exemplo em Mat. 28:14.
14. Profere Mentira – João 8:44; Gên. 3:4; (Atos 5:3). Por exemplo: II Cor 11:14 15. Tentar – Mar 1:13 significa no grego: testar, atrair, seduzir, escrutar (Strong’s #3985). Provar significa: permitir uma situação adversa com opção de decisão. Tentar é de tentar de provocar uma decisão errada. (Aurélio, 1a edição). Esta palavra grega também é usada em I Cor 10:13 e Tiago 1:13,14.
RESUMO:
Se “até a criança se dará a conhecer pelas suas ações” (Prov 20:11), Satanás é, também, assim conhecido (Mat. 7:20; I João 3:7).
Sabendo de antemão quais são as ações de Satanás para com os servos de Deus e até mesmo com Cristo, não podemos ignorar os seus ardís. Ele é o mesmo hoje, tem as mesmas intenções e a mesma natureza (João 8:44).
C. A Defesa
João 14:1 – “Credes em Mim” (Cristo). Fé em Cristo! I Ped 2:22; II Cor 5:21. I João 4;4, “Maior é Ele em vós do que ele que está no mundo.”
Efés 4:11-14 – Seja fiel ao ministério da Palavra ministrada pelo homem de Deus que Deus lhe deu. · Efés 4:27 – “Não deis lugar ao diabo”. Seja cauteloso (Mt 24:4; II João 8)
Efés 6:10-13 – Não batalhar com a sua própria força (II Cor 10:3-6).
Tiago 4:7 – resistir o diabo (sujeitando-se a Deus). · I Ped 5:8,9 – “Sede sóbrios, vigiar … resistir firme na fé” Rom 8:37, “somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.”
Bibliografia:
Bíblia Sagrada, Sociedade Trinitariana, São Paulo, 1994 
BROOKS, Thomas, As Obras de Thomas Brooks (The Works of Thomas Brooks), The Banner of Truth Trust, Pennsylvania, EUA, 1980 
STRONG, James LL.D., S.T.D., Concordância Exaustiva da Bíblia Inteira (Exhaustive Concordance of the Whole Bible), Online Bible, v. 7.0

A Santificação na Vida do Crente

A santificação é um processo que começa quando alguém aceita Jesus como salvador e só será completado na ressurreição. Santificação é o processo de purificação do pecado.
“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”. (João 17.17)
Quando alguém aceita Jesus como salvador, fica santificado – purificado das consequências do pecado. Todo o crente é santo. Na caminhada com Jesus, a pessoa passa por santificação – aprende a rejeitar o pecado e a sujeitar as diferentes áreas de sua vida a Deus, escolhendo fazer o que é certo. Na ressurreição, cada pessoa será completamente liberta da influência do pecado, sendo completamente santificada.

sábado, 3 de junho de 2017

Verdades

"Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentir de uns para com os outros, segundo Cristo Jesus." Romanos 15.5
Quando nos revestimos da paciência do Senhor, a Palavra de Deus escrita nos transmite a consolação que vem das Escrituras, para que através delas tenhamos uma esperança viva. Se permitirmos que a Palavra de Deus opere dessa maneira em nós, experimentaremos – como milagre da graça – a Palavra como sendo o próprio Senhor nos dando a verdadeira união uns com os outros. Quando lemos o versículo acima com atenção, constatamos que é Deus que nos dá esta "eterna consolação". É comovente ver como o Senhor Jesus assegura aos Seus discípulos antes da Sua partida que Seu Pai lhes daria um "outro Consolador" quando Jesus não mais estivesse presente fisicamente. Esse "outro Consolador" é o Espírito Santo. Em conexão com essa promessa maravilhosa, Jesus aponta indiretamente, de maneira inversa, para o momento em que Ele virá a fim de nos arrebatar. Enquanto o "outro Consolador", o Espírito Santo, ainda estiver sobre a terra, o Senhor não pode voltar. Mas assim que esse Consolador subir ao céu com a Igreja, o Senhor Jesus virá ao nosso encontro nos ares.